sábado, 3 de março de 2018

Nova espécie de tubarão é encontrada no Oceano Atlântico


O tubarão-albafar é uma das criaturas mais misteriosas dos oceanos. Raríssimos, eles têm um par extra de abertura de guelras e, há muito tempo, dividiram-se em duas espécies: o tubarão-vaca (Hexanchus griseus), que pode viver a até 2,4 mil metros de profundidade (a zona escura dos oceanos, lar dos peixes abissais), e o zorro-olho-grande (Hexanchus nakamurai), que habita os 700 metros de profundidade – mais raso, só que, ainda assim, de difícil alcance para os investigadores.

E agora biólogos descobriram que há uma nova espécie de albafar. Num primeiro momento, acreditaram que se tratava de mais um exemplar de zorro-olho-grande. O zorro, porém, vive no Índico. E a população em questão foi descoberta no Atlântico.

A equipa, então recorreu à genética para fazer o tira teima. Analisaram pares de genes mitocondriais para confirmar que a nova população do Atlântico é diferente o bastante da do Índico para ser considerada uma nova espécie. E ei-la aqui. É o Hexanchus vitulus. Bem vindo ao mundo maravilhoso da catalogação biológica, vitulus!

Fonte: Super Abril

Sem comentários:

Enviar um comentário

Japão aponta para porta-contentores de próxima geração para emissões zero.

As japonesas Imoto Lines ( Empresa de navegação)  e a Marindows ( Empresa de software marítimo), formaram um consórcio para, com o apoio do ...