sábado, 21 de outubro de 2017

Caranguejo-azul descoberto no estuário do Rio Guadiana


O caranguejo-azul, uma espécie característica da América do Norte, que agora vive a mais de sete mil quilómetros de casa, foi descoberto no Algarve, mais concretamente pelos investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) no estuário do Guadiana, um valioso recurso pesqueiro da nossa região.
De acordo com uma nota enviada, a espécie é nativa da costa leste da América, tendo sido “encontrada pela primeira vez no rio Guadiana no passado mês de Junho”, graças a uma “estreita colaboração entre pescadores do Guadiana e investigadores do CCMAR”, sublinha o comunicado, já que, “permitiu identificar neste estuário, o siri ou caranguejo azul (Callinectes sapidus) que é nativa da costa leste americana”.
A descoberta surpreendeu os pescadores locais, que se mostraram intrigados com o facto de se tratar de uma espécie originária de um local tão distante, e ainda por ser um recurso pesqueiro com muito valor na costa americana.

De acordo com o CCMAR, há registo de outros exemplares da mesma espécie capturados anteriormente no Estuário do Sado, o que indicia que “a espécie estará numa fase de expansão na nossa costa, depois de provavelmente ter navegado, enquanto larva, nas águas de lastro de um navio que cruzou o Atlântico”.

Revela-nos ainda o CCMAR na sua nota que “a introdução de espécies não-nativas no estuário do rio Guadiana tem vindo a aumentar nos ultimos anos, com mais de uma dezena de espécies registadas, incluindo peixes, amêijoas, alforrecas, camarões, e mais recentemente este caranguejo, tal pode consequências nefastas para as espécies nativas. No entanto, as espécies invasoras com valor comercial, como é o caso do caranguejo azul, ou da corvinata real, registada no ano anterior, podem ser um exemplo de como uma ameaça se pode transformar numa oportunidade de exploração.”
Sobre o Centro de Ciências do Mar (CCMAR)
O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é uma organização privada sem fins lucrativos de investigação científica na Universidade do Algarve. O CCMAR recebeu classificação Excelente e é um dos mais importantes centros em Portugal, desenvolvendo investigação nas áreas da oceanografia, biologia marinha, pescas, aquacultura, ecologia e biotecnologia. O CCMAR possui cerca de 250 membros, 110 dos quais doutorados, e 30 alunos de doutoramento e é parceiro de vários projectos e infraestruturas de investigação europeus como o EMBRC Aquaexel e EMSO
Fonte: Região Sul Foto: Alexandra Teodósio (CCMAR)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...