terça-feira, 6 de junho de 2017

Índia: Portos abastecidos a 100% com Energia Verde.


Ainda que a sustentabilidade e as mudanças climáticas sejam assuntos importantes e em pauta há décadas, nem todos os países concordam sobre as medidas a serem tomadas para suavizar o impacto da humanidade no planeta. Enquanto os EUA saem de um dos maiores acordos do ramo, depois da decisão tomada por Donald Trump, a Índia vai pelo caminho contrário e mostra o que é possível fazer quando há um foco nas soluções de energia verde.
Num anúncio feito na semana passada, o governo local explicou que todos os 12 grandes portos do país serão alimentados 100% por fontes de energia renováveis – mais especificamente instalações eólicas e solares. A ideia é que, até 2019, o sistema consiga gerar cerca de 200 megawatts de energia para as docas, com esse número podendo saltar para até 500 megawatts nos anos seguintes.
Desse montante a expectativa é que 75% de toda a alimentação seja feita por painéis solares, enquanto o restante deve originar-se num parque eólico instalado na costa do país. “Esses projectos de energia renovável vai ajudar na redução da emissão de carbono e levar a melhorias ambientais em torno dos portos”, analisou o governo indiano ao comentar o assunto.
O facto de os portos da região serem financeiramente autos-sustentáveis ajuda bastante na implementação dessa empreitada. Isso porque, como já era de se imaginar, o custo das mudanças na infraestrutura não é nada baixo. Estimativas iniciais sugerem que a brincadeira não deve sair por menos de 77,6 milhões de dólares aos cofres públicos. A vantagem é que, uma vez que o novo sistema estiver funcional, será possível economizar uma soma considerável nos gastos feitos junto à rede eléctrica convencional.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Chefe do Estado-maior da Armada recebe condecoração do Exército da Colômbia.

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, foi condecorado, pelo Embaixador da Colômbia em Portugal, Jo...