sexta-feira, 14 de abril de 2017

Turcos interessados no projecto do Terminal do Barreiro


O projecto do Terminal do Barreiro também está a despertar o interesse turco, país de onde virá um investimento na ordem dos 300 milhões de euros só durante 2017. Também o porto de águas profundas na Praia da Vitória (Açores) está na mira, assim como o sector dos estaleiros navais.

No total, o pacote de investimento directo turco em Portugal tem 300 milhões de euros para investir este ano, segundo anunciou a nova Associação Portuguesa de Cooperação com a Turquia, 'The Trade Connection'. Nas palavras de João Pestana Dias, CEO da associação que falou ao DN, os estaleiros navais são uma de três principais áreas de investimento turco para este ano (juntando-se ao turismo de luxo e à habitação). 

Mas o sector portuário é também aposta forte de investimento turco no país, expresso desde logo no investimento da Yilport (Grupo Yildirim). Pestana Dias salienta: «Os turcos têm muito dinheiro disponível para investir e estão a descobrir que Portugal é um país interessante. A maior parte dos turcos não conhece Portugal, nem o potencial do país. Muitos procuram Malta e Dubai para terem vistos gold, mas Portugal tem melhores oportunidades de investimento».

«Estes investimentos turcos têm um horizonte temporal de 10 anos e precisam da chamada paz social» acrescenta o responsável da associação, apontando depois a mira ao sector portuário. 

«Os maiores investimentos nos portos em Portugal têm sido feitos por turcos», defendeu, adiantando que os investidores turcos estão de olho no novo terminal no Barreiro - um projecto que exige um investimento de 600 milhões de euros e que pode contar com 100 milhões de investimento turco. 

Para além desse projecto, os turcos estarão também atentos ao porto de águas profundas na Praia da Vitória, nos Açores.

Já o Embaixador da Turquia, Hasan Gögüs, salientou: «Portugal era desconhecido para a Turquia. Estes 300 milhões de investimentos, alguns deles ainda numa fase muito inicial, são um bom sinal e o valor pode aumentar». 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Chefe do Estado-maior da Armada recebe condecoração do Exército da Colômbia.

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, foi condecorado, pelo Embaixador da Colômbia em Portugal, Jo...