sábado, 8 de abril de 2017

Caparica Primavera Surf Fest: Longboard de regresso


Uma das novidades desta terceira edição do Caparica Primavera Surf Fest é a organização do Mundial de longboard. "A grande novidade são mesmo as provas internacionais. Dois Mundiais de surf regressam à Caparica depois de uma pausa de mais de dez anos. O Mundial de surf e o de longboard. São provas com os melhores surfistas do Mundo que vão marcar presença na Caparica", refere Miguel Inácio, o responsável pela componente desportiva do festival que alia desporto durante o dia e música todas as noites.
A Caparica volta a receber o Mundial de longboard depois de anos de ausência da elite do surf clássico nas praias do concelho de Almada, desta feita na praia do Paraíso e na praia do Dragão Vermelho. A prova decorre entre os dias 10 e 15 de Abril, dias em que os melhores do Mundo nas pranchas grandes vêm mostrar o que de melhor se faz nesta modalidade. Entre os portugueses, nomes como o dos locais Luís ‘Lufi’ Bento e José de La Fuente ou o do campeão nacional João Dantas são nomes a ter em conta.
"Na etapa da Caparica, espero dar-me bem e seguir o mesmo plano do Nacional, fazer o meu surf e ir em busca do melhor resultado possível. Este ano o Campeonato Nacional passou para segundo plano, tendo como foco a qualificação para o Mundial. No entanto, vou competir em todas as etapas do Nacional que conseguir e o objectivo será o que sempre foi: fazer o meu surf e ganhar", começa por dizer a Record João Dantas, que este ano gostava ainda de revalidar o título nacional. E pode também sair-se bem aqui na Caparica, já que o Nacional de longboard também tem paragem nestas ondas, desta feita no dia 9 de Abril. "Tenho-me treinado muito e dedicado muito tempo para estar preparado para esta época, e o facto de ter início na Caparica que é ao lado de casa é excelente!", admite, dizendo ainda que "esta paragem do Mundial de qualificação mostra que Portugal está a dar um passo em frente no que diz respeito ao desenvolvimento desta modalidade, o que é óptimo".
João confessa ainda que tem "muito respeito por todos os atletas" com que vai competir porque a maior parte "não tem patrocínios como a maioria dos atletas que correm este tipo de circuito". "Todos os longboarders que fazem este circuito fazem-no por paixão, dedicação e sobretudo esperança que o longboard venha a ter o mérito que merece. Vou defrontar alguns dos meus ídolos mas vou pôr isso de lado e dar o melhor naqueles 20 minutos dentro de água", conclui o jovem, de 19 anos, de São Pedro do Estoril.
No feminino, Kathleen Barrigão é o grande destaque. No ano passado ficou em 2º na categoria sub-18 na etapa da Costa de Caparica do Campeonato Nacional. "Este evento na Costa é um dos maiores que irá decorrer no ano todo. Como no ano passado não houve um Mundial de longboard na Costa, as expectativas que tenho para o evento são altas, não só porque vai ser o primeiro LQS europeu do ano mas também por ser na Costa, onde espero apanhar altas ondas," diz.
E Kathleen não se acanha. Compete na categoria open masculino sem medos. "Este ano quero alcançar as finais no campeonato nacional na categoria open masculino e usar o campeonato nacional como um preparativo e treino para os campeonatos europeus e internacionais", diz ainda. "Desde que comecei a competir no longboard nacional sempre competi com os rapazes, inicialmente ficava um pouco intimidada por serem rapazes e serem um pouco mais agressivos a competir, mas pouco a pouco habituei-me. Hoje em dia nem penso neles como rapazes mas simplesmente como adversários e amigos meus, pois tenho aprendido muito com eles", diz Kathleen
Quanto ao Mundial, a jovem atleta recorda que no ano passado teve a oportunidade de viajar pela primeira vez para competir nos Europeus de qualificação para o Mundial. "Serviu como um experiência boa para poder surfar com as/os melhores e competir sob uma pressão muito mais elevada. Este ano já estou mais acostumada e preparada e darei o meu melhor para mostrar o meu surf e sempre com a expectativa de me qualificar para o Tour ou para as provas finais do Mundial", refere a jovem, que tem como principal objectivo este ano qualificar-se para o Mundial de longboard.

Lufi Expression  e Lufi Tag Team

Lufi, um dos mais conceituados ‘shapers’ de longboard do Mundo, dá o nome e o apoio a duas iniciativas que pretendem mostrar o lado mais divertido da modalidade. O Lufi Expression Session é uma sessão que reúne nomes grandes do longboard para mostrarem o lado mais espetacular do surf de prancha grande sem o calculismo da competição, enquanto o Lufi Tag Team coloca várias equipas de longboarders frente a frente numa competição com características especiais.

João Kopke: surf e música unidos

Se há quem alie bem, tal como o Caparica Primavera Surf Fest, o surf e a música é João Kopke. Com 21 anos, é uma figura única no panorama do surf nacional. Além de surfista profissional, estuda Canto Lírico no Conservatório e Ciência Política e Relações Internacionais na Univ. Nova. E será também uma das presenças neste festival. O surfista top 16 nacional, além de competir no Caparica Pro, também tem algumas surpresas na manga: "Estou a preparar, com a organização, algumas brincadeiras paralelas à minha participação desportiva. Este é um ano de transição para mim, em que continuo empenhado na competição, como sempre, mas em que também estou a desenvolver alguns projectos que combinam o surf, a música e o ‘storytelling’. Espero ainda ter muito para mostrar num futuro próximo, além do surf", diz João Kopke.

Que ganhem as melhores manobras 
O Kayaksurf volta a marcar presença no Caparica Primavera Surf Fest, no dia 14 de Abril, com ‘expressions sessions’ que mostram o potencial dos kayaks de ondas. "Entre os convidados estarão 8 atletas de kayaksurf e 8 de waveski para apresentar manobras mais radicais e com maior adrenalina", explica Ricardo Ribeiro, da organização. "Além disso, também haverá baptismo das modalidades abertos a quem quiser participar e aprender um pouco mais sobre este desporto", diz.

No mesmo dia, haverá ainda espaço para o bodysurf, a base de todos os desportos de ondas, que permite aproveitar o corpo para deslizar nas ondas. O bodysurf tem conhecido um desenvolvimento notável em Portugal, tendo mesmo merecido pódios no circuito europeu da modalidade para os atletas nacionais e o Caparica Surf Fest não esquece também esta modalidade e organiza no dia 14 uma ‘expression session’, em que vence quem fizer a melhor manobra.

No dia seguinte, dia 15, é tempo de assistir ao SUP Battle que vai colocar cerca de 100 pranchas de Stand Up Paddle na água para uma corrida especial em que os atletas partem da areia, numa batalha de resistência e capacidade atlética além de perícia na prancha.

Skimboard estreia-se  no festival

Este ano, o skimboard estreia-se entre as modalidades no Caparica Primavera Surf Fest. Hoje decorre o Caparica Skim Challenge – Demo Best Trick Award. A iniciativa é apadrinhada pelo antigo campeão nacional Emanuel ‘Mega’ Embaixador, que junta alguns skimboarders para uma demonstração com um cheirinho a competição, atribuindo um prémio ao executante da melhor manobra. "São de 16 a 20 convidados. Mas esta prova tem uma vertente especial. Os atletas são puxados por um 'whinch', que é um motor com um cabo agregado que proporciona ao atleta uma velocidade impossível de conseguir através do skimboard tradicional. Espera-se grandes manobras e muita acção na praia. Vai ser um dos eventos mais divertidos e dinâmicos", garante Emanuel ‘Mega’ Embaixador. "Também vamos ter demonstrações do skimboard tradicional e vamos oferecer aulas aos interessados." 
Fonte: Record

Sem comentários:

Enviar um comentário

Japão aponta para porta-contentores de próxima geração para emissões zero.

As japonesas Imoto Lines ( Empresa de navegação)  e a Marindows ( Empresa de software marítimo), formaram um consórcio para, com o apoio do ...