domingo, 19 de março de 2017

Sindicato XXI deixa críticas ao SETC.


Em comunicado, o Sindicato XXI - sindicato com sede em Sines e que representa vários estivadores do Porto alentejano - deixa críticas aos «colegas do Sindicato de Lisboa - SETC», defendendo-se daquilo que considera terem sido «insinuações graves» por parte do SETC, que acusou o primeiro de «falta de solidariedade».

No comunicado, o Sindicato XXI refere «repudiar mais um comunicado envenenado por parte dos nossos colegas do Sindicato de Lisboa – SETC», detalhando que o mesmo «lançou no seu comunicado, insinuações graves como a falta de solidariedade da nossa parte e o facto de desvalorizarmos a situações que se passa em Espanha».

Em sua defesa, o Sindicato XXI deixa uma série de pontos que apresenta como «factos» a relembrar. Por um lado, recorda que «o SETC lançou um pré-aviso de greve aos portos nacionais, abrangendo Sines, sem no entanto contactar o Sindicato XXI, desvalorizando assim o nosso papel de Sindicato maioritário no Terminal XXI, no qual o SETC é minoritário e residual, não possuindo sequer representante local».

Por outro lado, o Sindicato XXI refere ainda que «a suposta falta de solidariedade foi sentida sim, da nossa parte, o ano passado, onde nem o SETC nem o IDC, manifestaram qualquer tipo de apoio em relação aos 90 dias de greve às horas extraordinárias convocada por este Sindicato, independentemente dos seus resultados».

«Acusar de recebermos navios provenientes de Espanha, ( numa esmagadora maioria que já é usual em Sines), quando no mesmo período, somente se recebe um navio proveniente de Espanha no mesmo período, não revela uma sinceridade total», refere ainda o Sindicato que representa estivadores do Terminal XXI do Porto de Sines. 

O Sindicato XXI deixa ainda críticas ao SETC por «lançar comunicados de ataque e ao mesmo tempo pedir para reunir secretamente com este Sindicato, à revelia de tudo e de todos», adiantando que recusou reunir e defendendo que a atitude do SETC «é elucidativa de uma agenda própria, nada clara e secreta, não se sabendo qual o objectivo de haver duas atitudes distintas, duas caras completamente diferentes».

O Sindicato XXI defende-se também de algumas acusações de que foi alvo pelo SETC «tanto em panfletos como nas redes sociais», garantindo que não se vende «por vouchers de 70€», assim como não se vende «à Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, por um prato de lentilhas».

«Tem de existir solidariedade e acima de tudo respeito. Não sentimos nem uma coisa nem outra, quando o responsável máximo de outro Sindicato, se pavoneia nos jornais com complexos de herói, mas que evita falar directamente com colegas de profissão, só o tentando fazer depois de atacar, numa atitude que demonstra pouca clareza de visão e de espírito. Há problemas em Sines como haverá infelizmente por outros portos nacionais. Por isso saudamos os colegas da Estiva de Setúbal, esses sim uns verdadeiros heróis no seu sofrimento laboral, num sistema de completa precariedade que repugnamos e rejeitamos, mas situação essa que aparentemente continua com complacência do SETC, sem no entanto se ler ou ouvir nada sobre isso», conclui o Sindicato XXI no comunicado.


Fonte: Cargo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mercado volátil comprime Portos Europeus e dos EUA.

A turbulência na actividade económica, os eventos sucessivos de várias áreas e uma imprevisibilidade como há muito não era vista, está a ter...