quarta-feira, 22 de março de 2017

Porto de Sines pode trazer gigafábrica da Tesla para Portugal


Quando Portugal recebeu uma comitiva da Tesla, no passado mês de Novembro, rapidamente se disseminaram notícias sobre a possibilidade da fabricante de veículos eléctricos escolher o nosso país para instalar uma megafábrica para a Europa. E agora é a vez do Porto de Sines surgir associado como possível chamariz para Portugal e, mais propriamente, para o Alentejo.

O movimento 'Bring Tesla Gigafactory to Portugal', nascido precisamente em Novembro no Facebook e que tem insistido na ideia de trazer para Portugal a fábrica gigante na Europa da fabricante liderada por Elon Musk, acredita que é o Alentejo a região que melhor poderá acolher a gigafábrica em território nacional - recordando que ali existe o Porto de Sines, excelentes ligações a Espanha e ao resto da Europa ou as muitas horas diárias de sol. Outros pontos fortes da 'candidatura' de Portugal são a segurança que existe no país, a estabilidade política e a existência de uma enorme reserva de lítio.

Em Portugal, «dificilmente será noutro sítio que não o Alentejo», admite Rui Miguel Coelho, co-fundador do movimento. «Todos os estudos técnicos que os nossos engenheiros e equipa de trabalho fez, apontam claramente que seja no Alentejo. É muito improvável que seja noutro sítio que não o Alentejo», acrescenta, em declarações proferidas num evento onde foi apresentado o trabalho realizado pelo movimento.

O co-fundador do movimento mostra-se bastante optimista e refere mesmo que «Portugal tem uma hipótese muito elevada de ser elegível para o investimento, ou pelo menos para o close call de três localizações, isto é absolutamente seguro e certo».

«Este investimento representa metade do PIB português em contrapartidas directas e indirectas a 20 anos», acrescenta.

Recorde-se que no passado mês de Fevereiro, a Tesla anunciou que iria divulgar as localizações das próximas três gigafábricas durante este ano de 2017, não adiantando se alguma delas será na Europa. 


Fonte: Cargo

Sem comentários:

Enviar um comentário

NASA indica zonas de Portugal mais afectadas pela subida do nível do mar até 2100

Quer se acredite ou não nas alterações climáticas, é inegável os sinais que vão surgindo com alguma regularidade no que concerne à temperatu...