sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Lago descoberto sob o mar mata tudo que nada ali [ Com Vídeo ]


Investigadores descobriram um “lago” no Golfo do México que fica no fundo do mar. Praticamente todo o ser vivo que entra ali morre rapidamente, e é possível ver carcaças de caranguejos nas margens deste reservatório de água tóxica. Erik Cordes, professor de biologia da Universidade Temple (EUA), publicou as suas descobertas na revista Oceanography.
“Foi uma das coisas mais incríveis do mar profundo. Vamos até o fundo do oceano e observamos um lago ou um rio fluindo. Parece que não estamos nesse mundo”, diz Cordes.
A água neste lago é cerca de cinco vezes mais salgada que o restante da água da região e contém concentrações tóxicas de metano e sulfeto de hidrogénio. Assim, ela não se mistura com o restante do mar.
Ela fica contida por uma pequena barragem de minerais e moluscos, mas esta barreira é frágil e rompe-se em alguns pontos. Nesses locais, é possível ver a água mais escura fluindo como uma pequena cachoeira debaixo de água.
Apenas bactérias, poliquetas e camarões conseguem sobreviver às condições deste ambiente. Para os caranguejos esse pode ser um local terrível, mas para os cientistas é como um parque de diversões para as suas pesquisas. Eles podem explorar como alguns organismos conseguem sobreviver em habitats extremos.
“Muitas pessoas vêem estes habitats extremos na Terra como modelos para o que poderemos encontrar quando formos para outros planetas”, explica Cordes. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...