sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Portugal é campeão nas mercadorias comercializadas por mar

É o país da União Europeia em que os bens transaccionados internacionalmente por via marítima têm o maior valor e bem acima da média Europeia. A seguir estão Chipre, Grécia e Espanha.


Mar. Neste campeonato ganha Portugal. É o país da União Europeia em que os bens comercializados internacionalmente por via marítima têm o maior valor (81%), bem acima da média europeia de 51%.
Os dados do Eurostat conhecidos agora são relativos a 2015. Nesse ano, o comércio internacional de bens por via marítima, em Portugal, representava então 81% do valor das trocas, o que coloca o país no cimo da tabela.
Portugal81%
Chipre80%
Grécia77%
Espanha74%
Malta67%
Itália61%
Finlândia60%
Os bens que chegam a Portugal por via marítima representam 83% do valor total das importações (na UE são 53%) e os que saem pesam 79% das exportações (48,1% a nível europeu).

Os principais portos europeus

Eis a lista, com base na tonelagem:
Roterdão (Holanda)422 milhões de toneladas de bens 11% do total da UE
Antuérpia (Bélgica)180 milhões5% 
Hamburgo (Alemanha)126 milhões 3%
Amesterdão (Holanda)97 milhões 3%
Algeciras (Espanha)76 milhões 2%
Marselha (França)74 milhões2% 
O transporte marítimo desempenha um papel essencial no comércio internacional de bens da União Europeia. O valor do comércio de bens transportados por mar com países fora da UE foi estimado em cerca de  1,777 mil milhões de euros no ano passado.
Os dados foram divulgados no âmbito do Dia Mundial do Mar, que se assinala na quinta-feira sob o tema “Os transportes marítimos: indispensáveis para o mundo”.
Fonte: TVi24

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mercado volátil comprime Portos Europeus e dos EUA.

A turbulência na actividade económica, os eventos sucessivos de várias áreas e uma imprevisibilidade como há muito não era vista, está a ter...