quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Banhada por quatro mares: 15 praias mais espectaculares da Itália


Com mais de 7 mil km de costa, a Itália esbanja diversidade e beleza quando o assunto é praia. Banhada por quatro mares, Mediterrâneo, Tirreno, Adriático e Jónico, o país têm algumas das enseadas mais lindas do mundo. Durante o verão, turistas e italianos procuram relaxar, descansar e aproveitar todo esse património natural. Confira abaixo as 15 praias mais belas da Itália: 

Isola dei Conigli, Sicília 

Situada na ilha de Lampedusa, a 100 km do litoral siciliano e mais perto da Tunísia do que da Itália continental, a "Praia dos Coelhos" foi eleita a melhor do mundo pelos usuários do site de turismo TripAdvisor. E não são só humanos que a apreciam: ela também é a preferida das tartarugas do mar Mediterrâneo para desova, entre Junho a Agosto. Como a espécie Caretta caretta está à beira da extinção, a praia é aberta ao público apenas entre 08h30 e 19h30. A ilha de 5 mil habitantes é ideal para turistas que gostem de snorkeling devido a sua incrível fauna marinha e suas águas cristalinas. 

Bue Marino, Sicília 

Três km de areia finíssima e dourada, um mar composto por várias tonalidades de azul e montanhas ao fundo. É assim o visual das praias na ilha Favignana, na Sicília. A praia da cidade de San Vito Lo Capo, Bue Marino, foi eleita num concurso da entidade ambiental Legambiente como a mais bonita da Itália. Também fica perto da intocada reserva natural de Zingaro. 

Calla Rossa, Sicília 













Localizada na costa de Favignana essa praia tem um aspecto selvagem, totalmente isento de intervenção humana, e pertence à reserva natural do arquipélago Egadi. Lendas contam que o nome Calla Rossa (Enseada Vermelha) se deve ao sangue dos romanos que ali foi derramado durante a Primeira Guerra Púnica (264 a.C.-241 a.C.). Na verdade, a costa rochosa e coberta por vegetação mediterrânea lhe dá um tom rosado, realçado pelo contraste com o azul turquesa do mar. 

La Pelosa, Sardenha 

No extremo nordeste da outra grande ilha italiana, a Sardenha, a praia La Pelosa é de tirar o fôlego. Toda a sua extensão de areia branca é acompanhada por um caminho de vegetação mediterrânea. Por isso, dizem que a enseada exala um perfume natural de plantas e especiarias. O seu único defeito é que gente demais a conhece: durante o verão, fica sempre lotada. 

Cala Goloritze, Sardenha 

É tão bonita e singular que, em 1995, a Unesco declarou a praia Cala Goloritze como monumento italiano natural. A beira-mar é bem pequena, mas desfruta de belezas excêntricas, como a areia marfim e uma alta montanha de rocha em sua extremidade. Só é possível chegar até a praia por meio de barcos ou encarando uma longa e íngreme trilha a pé. 

Spiaggia Giunco, Sardenha 

Conhecida também como "praia de dois mares", Giunco é banhada pelo Mediterrâneo e pela Lagoa Notteri. A praia de água salgada e doce tem areia muito macia e localiza-se no extremo sul da Sardenha. No inverno, a Lagoa Notteri, a maior da ilha, se torna a casa dos flamingos-rosados.

Cala Brandinchi, Sardenha 














Perto de San Teodoro, no norte da Sardenha, a enseada Brandinchi é exuberante e lembra bastante o mar caribenho, com águas rasas e calmas, parecendo até uma piscina natural. Por isso, é indicada para casais com crianças. 

Baia delle Zagare, Puglia 













Localizada na costa da Puglia, no sul da Itália, essa praia é uma boa opção para quem não quer sair do continente. Com quase um quilometro de areia fina e branca, a beira-mar é cercada por paredes de pedra. Por isso, a sua entrada é somente pelo mar ou por um luxuoso hotel que tem um elevador exclusivo até a praia. 

Punta della Suina, Puglia 

Banhada pelo mar Jónico, a praia Punta della Suina fica na região da Puglia e é escondida por uma floresta de pinheiros, embora seja de fácil acesso. A enseada tem uma característica geográfica curiosa: uma espécie de península rochosa que forma uma espécie de cais natural. 

Grotticelle, Calábria 


















A baía de Grotticelle, na Calábria, é formada por três praias, uma ao lado da outra. As águas cristalinas exibem vários tons de azul, e a areia é fina, mas também conta com pedrinhas. O acesso pode ser feito com carro. 

Marasusa, Calábria 

É uma das praias de Tropea, na região da Calábria, e é conhecida pelo mar que lembra muito o caribenho. A enseada é vigiada por uma montanha rochosa que abriga uma igreja. No passado, o santuário era rodeado pelo mar. 

Cala Monte di Luna, Campânia 

Localizada na região da Campânia, cuja capital é Nápoles, a praia Cala Monte di Luna é famosa não pela areia fofinha, mas sim pelas paredes rochosas que rodeiam o mar. A sua costa é cheia de grutas e túneis, por isso, o mais recomendável é pegar um barco para curtir as paisagens exuberantes e ouvir as lendas dos antigos marinheiros da região. 

Arenella, Toscana 














Na região da Toscana, a praia de Arenella é uma das poucas da ilha de Giglio, onde naufragou o navio Costa Concordia, que têm fácil acesso. Para apreciar suas cores belíssimas, a sugestão é um cómodo tour de táxi aquático. 

Mezzavalle, Marcas 

Com uma longa orla de areia, a praia de Mezzavalle, na região de Marcas, fica às margens do Adriático e é cercada por vegetação mediterrânea. A imensa enseada preserva o seu estado selvagem, com uma natureza praticamente intocada por humanos. Por isso, para ter acesso é preciso enfrentar um caminho difícil. Também é recomendável levar água e comida. 

Monterosso, Ligúria 

A única praia de areia das famosas Cinque Terre, cinco cidades coloridas situadas em cima de precipícios na Ligúria, fica a dois passos de Monterosso. A pequena praia presenteia o turista com águas cristalinas para se refrescar no verão, e no inverno é propícia para quem procura romantismo.

Fonte: Bonde

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mercado volátil comprime Portos Europeus e dos EUA.

A turbulência na actividade económica, os eventos sucessivos de várias áreas e uma imprevisibilidade como há muito não era vista, está a ter...