sexta-feira, 29 de julho de 2016

O maior buraco azul do mundo fica no Mar da China

Um submarino afundou-se à maior profundidade alguma vez registada e o efeito é uma grande mancha azul em alto mar.


No meio do grande azul, há um buraco enorme de um azul ainda mais profundo. Um submarino afundou-se em pleno Mar da China, junto às Ilhas Paracel, e o fenómeno provocou o maior "buraco azul" alguma vez encontrado no mundo.
Os habitantes locais chamam-lhe "o olho", de acordo com o Business Insider. O buraco fica numa das áreas mais militarizadas do planeta, situada entre a China, Vietname, Malásia, Indonésia, Filipinas, Brunei e Taiwan.
Os restos do submarino estão agora a 300 metros de profundidade, pelo que este é o afundamento mais profundo alguma vez registado.
Os investigadores da Ocean University of China que detectaram o buraco conseguiram medir a profundidade através de uma série de calibragens baseadas no nível das águas, na quantidade de sal, na temperatura e na densidade da água.
Os buracos azuis são formados quando, numa zona de rochas calcárias, um buraco provocado por um afundamento se enche de água. Ao longo dos tempos, a rocha dissolve-se no subsolo e forma cavernas ou cavidades, diz o Live Science, e o processo de dissolução faz com que a caverna fique muito perto da superfície da Terra. Se as paredes da caverna colapsarem, gera-se um buraco azul.
Os cientistas chineses vão avançar com estudos sobre a vida marinha dentro do "buraco azul". Uma vez que a partir de um certo nível a água deixa de ter oxigénio, dada a profundidade do buraco, poucos serão os seres vivos que conseguirão ser encontrados nas profundezas do grande azul.
Fonte: TSF


Sem comentários:

Enviar um comentário

Porto de Sines integra exercício de Cibersegurança em Singapura.

Sines foi um dos portos convidados pelo MPA – Maritimeand Port Authority of Singapore a participar num exercícioque congregou ainda os porto...