quinta-feira, 5 de maio de 2016

Quem mora com vista para o mar é menos stressado, aponta estudo

Pesquisa mostrou melhoria na saúde mental de quem vive de frente para água.


O sonho de morar num lugar com vista para o mar ganhou mais um bom argumento: cientistas comprovaram que residentes de lugares com vista para água são menos stressados. Um estudo feito na Universidade do Estado de Michigan (MSU), nos Estados Unidos, foi o primeiro a encontrar ligação entre saúde e visibilidade da água. Eles chamaram esse grupo de "espaço azul".
– O espaço azul está significativamente associado a níveis mais baixos de stress psicológico – explicou Âmbar Pearson, co-autor da pesquisa, professor de Geografia da Saúde e membro da Rede de Ciência da Água da MSU.
O estudo também levou em conta factores como riqueza, idade, sexo e local em que as pessoas investigadas moravam. A conclusão foi que o que pode ser associado a melhoria da saúde mental foi o endereço dos indivíduos.
Os investigadores também avaliaram as emoções e a saúde de quem vive em locais mais próximos à natureza, com muitas árvores, mas sem vista para água. Esse grupo foi chamado de "espaço verde". No entanto, Person afirmou que esse espaço não teve o mesmo efeito calmante que o "azul".
– Pode ser porque, em geral, locais com vista para água são mais naturais e, mesmo com muitas árvores, os espaços verdes incluem áreas criadas pelo homem, como parques infantis e campos desportivos. Talvez, se observássemos pessoas que vivem em regiões de florestas nativas, encontraríamos um resultado diferente – disse Person.
O estudo foi publicado na edição de maio da revista científica Health & Place.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...