segunda-feira, 7 de março de 2016

Uma cacofonia de sons no abismo mais fundo do Oceano


A mais de 11 mil metros da superfície do Oceano Pacífico, o Abismo Challenger, na Fossa das Marianas, é o lugar mais profundo dos oceanos da Terra. Tão isolado, era de se esperar que fosse um mar de silêncio, mas os cientistas surpreenderam-se ao descobrir que o local na verdade é atingido por uma cacofonia de sons produzidos tanto por fontes naturais quanto humanas, num volume e diversidade impressionantes.
O barulho no abismo foi registado continuamente pela primeira vez ao longo de pouco mais de três semanas por um tipo especial de microfone, chamado hidrofone, protegido por uma cápsula de titânio mergulhado em Julho do ano passado no local por investigadores da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (Noaa), da Universidade do Estado do Oregon e da Guarda Costeira americana. Neste período, ele registou de terramotos ao canto de baleais, além dos motores e hélices dos muitos navios que circulam naquela região da Micronésia.
"Pensaria que a parte mais profunda do oceano seria um dos lugares mais quietos da Terra" - conta Robert Dziak, investigador da Noaa e líder do projecto. - Mas na verdade o que temos é um barulho quase constante tanto de fontes naturais quanto humanas. O som ambiente no Abismo Challenger é dominado por terramotos tanto próximos, quanto longe, assim como o distinto canto de baleias e o impressionante clamor do tufão de categoria 4 que passou sobre ele na altura. E teve também muito barulho do tráfego de navios, identificável pelo claro padrão de som de suas hélices enquanto passam.
O projecto, financiado pelo Escritório de Pesquisas e Exploração do Oceano da Noaa, tem como objectivo estabelecer uma linha de base para medir a poluição sonora nos oceanos. O barulho antropofágico, ou produzido pela Humanidade, nos mares tem aumentado constantemente nas últimas décadas e essa primeiras gravações vão ajudar os cientistas do futuro a determinar se ele subiu de volume.
- É como mandar uma sonda para os confins do Sistema Solar – compara Dziak. - Enviamos uma sonda para o fundo do oceano, chegando a regiões desconhecidas do espaço interior de nosso planeta.
Nos últimos meses, Dziak e seus colegas analisaram os sons captados pelo hidrofone durante 24 dias, diferenciando os naturais dos de navios e outras actividades humanas.
- Gravamos um terremoto de magnitude 5 muito alto que aconteceu a uma profundidade de cerca de 10 quilómetros na crosta terrestre próxima – relata o pesquisador. - Mas como nosso hidrofone estava a 11 quilómetros de profundidade, na verdade ele se encontrava numa posição mais baixa que o epicentro do terremoto, o que é uma experiência muito incomum. O barulho do tufão também foi dramático, embora a cacofonia de grandes tempestades tenda a se espalhar e elevar o volume geral do som por um período de dias.


Fonte: Extra


Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...