sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

O mistério dos pés humanos que dão à costa no Canadá.



Desde 2007 que, num fenómeno aparentemente inexplicável, pés humanos, na maioria pés direitos, são encontrados na região da Colúmbia Britânica

São encontrados na areia, trazidos pelas ondas e ainda dentro dos sapatos - sempre desportivos, sejam ténis ou botas de montanha -, separados do resto do corpo. Já são mais de uma dúzia os pés humanos que dão à costa nas praias da província canadiana da Colúmbia Britânica, sem que as autoridades tenham percebido exactamente de onde vêm ou a quem pertencem na maioria dos casos. O mais recente aconteceu já esta semana, revela o The Washington Post: Charlotte Stevens estava a dar um passeio junto ao mar com a família e o marido avistou um sapato na areia. Dentro do sapato, mais um pé cortado. A polícia está a tentar apurar a identidade da pessoa a quem pertence o membro, passando em revista a lista de desaparecidos na área. Até ao momento, continua sem pistas.
Foi em 2007 que o primeiro pé humano deu à costa na região. Seis dias depois do primeiro, foi encontrado o segundo. No ano seguinte, mais cinco pés humanos, sempre calçados. Na grande maioria, são pés direitos. As teorias sucediam-se: desde a possibilidade de serem restos mortais de vítimas do tsunami de 2004, no Oceano Índico, até à hipótese de se tratarem de vítimas de redes de crime organizado. Conclusões sólidas? Zero.



Vários cientistas chegaram a debruçar-se sobre o assunto e há quem refira que, quando os corpos passam longos períodos na água, as mãos e os pés são os primeiros membros a separar-se do cadáver, pelo que seria natural que fossem os primeiros a dar à costa. A polícia conseguiu, entretanto, ligar dois dos pés encontrados a pessoas com doenças mentais. Outros três pertencerão a indivíduos que morreram de causas naturais. Pessoas que quiseram desaparecer, resumiram as autoridades. Mas o mistério mantém-se: por que razão continuam os pés a dar à costa, com alguma frequência, desde 2007? "Demasiadas coincidências", apontou o especialista forense Mark Mendelson ao Daily Beast, em 2011. Todos os membros vêm calçados, com sapatos desportivos, sem que o resto do corpo apareça. E quase todos são pés direitos.
Há mesmo quem sugira um círculo vicioso: a partir do momento em que os pés deram à costa, terão sido muitos os canadianos que começaram a bater as praias da Colúmbia Britânica, dando largas à sua curiosidade mórbida, e por isso tantos foram encontrados. Mas a verdadeira explicação para o fenómeno continua por descobrir. Enquanto isso, e praticamente na última década, mais pés humanos vão sendo arrastados pelas ondas até às praias da Ilha de Vancouver.

 Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...