quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

PSA International fecha segundo terminal em Zeebrugge

No espaço de um ano, a PSA International fecha dois terminais de contentores em Zeebrugge. Resta um, operado pela APM Terminals. A culpa é da quebra de actividade.

No espaço de um ano, o porto de Zeebrugge vê reduzida a sua capacidade instalada na movimentação de contentores, de 2,7 milhões de TEU para apenas cerca de um milhão. O movimento de contentores está a cair, em termos homólogos, cerca de 20%.
A PSA International, que controla o Container Handling Zeebrugge (CHZ), também participado pela Terminal Link, anunciou o fim da actividade do terminal, por falta de rendibilidade. A concessão será devolvida à autoridade portuária belga.
O terminal, com uma frente de cais de mil metros e fundos de -17 metros, está equipado com quatro pórticos de cais e tem uma capacidade instalada de cerca de um milhão de TEU/ano.
No princípio do ano foi a vez do Zeebrugge International Port (ZIP) fechar as portas, com os seus quatro pórticos de cais a serem transferidos para um terminal da PSA International em Antuérpia. O terminal tinha uma capacidade instalada de 800 mil TEU/ano.
A quebra no tráfego internacional de contentores, agravada pela concorrência dos portos vizinhos, fazem com que a performance de Zeebrugge seja pior que a da concorrência. Actualmente apenas dois serviços deep sea operam ali.
Fonte: T e N

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...