quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Vítor Caldeirinha: Projectos de futuro do Porto de Setúbal são "aposta nacional fundamental"


Numa entrevista concedida ao Jornal de Negócios, o presidente da APSS (Administração dos Porto de Setúbal e Sesimbar) e da APP (Associação dos Portos de Portugal), Vítor Caldeirinha, abordou temas estruturais como o progressivo crescimento do Porto de Setúbal, a junção de grandes administrações portuárias, o alargamento do prazo das concessões portuárias e o desenvolvimento de projectos de futuro no porto sadino, classificando-os de "aposta nacional fundamental".

Vítor Caldeirinha começou por aprofundar o crescimento sustentado do Porto de Setúbal nos últimos anos, de seis para oito milhões toneladas, à taxa de 20% ao ano, ligando-o directamente "ao aumento das exportações das indústrias que já são clientes há muitos anos, como é o caso da Secil, Cimpor, Siderurgia Nacional, Portucel e Autoeuropa". Mas não só: a qualidade do serviço dos operadores dos 12 terminais, bem como a proximidade a dois concelhos exportadores (Palmela e Setúbal) e as acessibilidades marítimas e terrestres também são factores decisivos na distintiva vantagem competitiva do porto.

Quanto ao tema das fusões administrativas de grandes direcções portuárias, o presidente da APSS considerou-o desaconselhável, defendendo antes um modelo de gestão que prime pela complementaridade entre cooperação e competitividade e "alternativas eficientes para exportar", explicando que "é preferível a coordenação regional institucionalizada no modelo de "coopetition" do que fazer fusões de portos principais". Uma possível solução? "uma entidade nacional que faça a coordenação de acções comuns e serviços partilhados", explicou Vítor Caldeirinha.

Em termos de projectos que tracem o horizonte do porto de Setúbal, o economista pós-graduado em Gestão do Transporte Marítimo e Gestão Portuária ressalvou que o trabalho de desenvolvimento de soluções logísticas optimizadas continuará - elencando projectos que visarão atrair investimento forasteiro no âmbito da reindustrialização da região, do fomento turístico e do ataque ao desemprego: "estamos a desenvolver os projectos "Port of Setubal Plus: The South of Lisbon Gateway" e "Blue Atlantic", com o apoio do município, Sapec, Aicep Global Parques e a Comunidade Portuária de Setúbal".

Caracterizando-o como "o projecto para a década", Vítor Caldeirinha definiu os moldes da sua materialização: "criação de mais três quilómetros de cais "low-cost" para carga geral, contentores e granéis com fundos de 15 metros de profundidade e vastos terraplenos
industriais e logísticos. Deve ser uma aposta nacional fundamental. Um projecto do país", explicou, acrescentando que os ecos internacionais têm sido positivos nesta fase de divulgação do processo.

Quanto ao investimento, o presidente da APSS focou a expansão do terminal de automóveis, conectado com a fábrica Autoeuropa, e referiu que é sua intenção alargar o terminal ro-ro para nascente, de modo a fazer "face aos pedidos das marcas de veículos e teremos de apostar na modernização dos cais da Sapec, Termitrena, Teporset e Tersado". A importância do cariz exportador do Porto de Setúbal não passou despercebida na entrevista - com o seu carácter distinto, o porto, "exportador 'short sea' e de 'hinterland', "passou de 20% de exportações
para 70% em 2014 e cresceu 20% na carga em 2013 e 20% em 2014, tem atraído cada vez mais linhas regulares de contentores".

No que concerne ao tema dos prazos de concessão dos portos, tema bastante em voga no debate actual, Vítor Caldeirinha alertou que tais prazos deverão "passar para 50 anos", para que, assim, se possam viabilizar mais terminais em simultâneo em regime concorrencial, viabilizando também "terminais maiores com economias de escala". Para o presidente da APSS, o cenário é claro: "Se queremos menores custos portuários, maior qualidade de serviço, mais concorrentes, mais produtividade, temos de dar mais prazo para os investidores viabilizarem os seus investimentos no tempo. E permitir reinvestimentos a meio da concessão".


Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...