quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Mar Negro prepara-se para receber navios de 10 000 TEU

O Mar Negro poderá receber navios de 10 000 TEU com a construção de um cais de águas profundas no terminal NUTEP, no porto de Novorossisk (Rússia).


O novo cais leva já dois anos de planeamento mas só deverá estar concluído em 2018. Com 341 metros de comprimento e fundos de -15,6 metros poderá receber e operar navios de até 320 metros e 10 000 TEU. Os dois cais existentes têm fundos de -12,3 metros e apenas podem operar navios de até 270 metros.
Com o novo cais, o terminal NUTEP, que tem uma área de 26,5 hectares, aumentará a sua capacidade anual para 700 000 TEU, o dobro da actual.
O NUTEP, subsidiária da DeloPorts e empresa-irmã da especialista em transporte multimodal Ruscon, já é o maior terminal de contentores no porto de Novorossisk, mas, no presente, movimenta a maioria da carga deep sea através de transhipment nos portos do Pireu ou de Istambul.
“O novo cais de águas profundas vai alterar o status quo das cadeias logísticas na região, reduzindo os custos de transporte e cortando entre 4 e 12 dias no transit time das cargas com destino à Rússia”, referiu, citado num comunicado de imprensa, o director comercial do NUTEP, Konstantin Kalugin.
A DeloPorts também detém um terminal de granéis alimentares em Novorossisk.
Fonte: T e N

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porto de Sines integra exercício de Cibersegurança em Singapura.

Sines foi um dos portos convidados pelo MPA – Maritimeand Port Authority of Singapore a participar num exercícioque congregou ainda os porto...