quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Saldanha Salva os Oceanos: Projeto lançou votação online para escolher herói

O projecto “Saldanha Salva os Oceanos”, que pretende promover a literacia dos oceanos nos mais novos, lançou uma votação para escolher o herói da história que será criada e editada sob a forma de e-book. Os candidatos a salvadores dos oceanos são quatro animais marinhos animados (cavalo-marinho, sardinha, tartaruga-verde e púrpura) que são apresentados no sítio web do projecto onde também decorre a votação, que termina no dia 10 de Novembro.
Uma iniciativa da Cocinfar em parceria com a AmBioDiv o projecto, que tem como objectivo principal “aumentar o conhecimento sobre a Biodiversidade Marinhas junto de crianças e jovens dos 2º e 3º ciclos de escolaridade”, está alinhado com a Estratégia Nacional para o Mar e o Plano Estratégico para a Biodiversidade 2011-2020, é explicado no texto de apresentação na já referida plataforma.
Com efeito, assiste-se actualmente a um crescente distanciamento dos portugueses do mar, apesar da nossa ligação histórica ao meio marinho, sendo necessário agir para reverter o processo, o que passa pelo investimento na educação e sensibilização para a conservação dos oceanos das camadas jovens, que serão os adultos “de amanhã”.
Assim nasceu o projecto “Saldanha Salva os Oceanos”, financiado através do programa EEA Grants na categoria “PT02 - Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras”, que envolve a concepção de um livro electrónico em que uma personagem de nome “Saldanha”, em homenagem ao Professor Luíz Saldanha, o grande impulsionador da Biologia Marinha em Portugal, intervém de forma decisiva para salvaguardar o futuro do meio marinho.
O projecto foi lançado em Setembro tendo a votação para a escolha do herói “Saldanha”, tido início já em Outubro. O resultado da votação vai ser dado a conhecer no Dia Nacional do Mar, que se celebra a 16 de Novembro.
Os três meses seguintes serão dedicados à dinamização, nas escolas que demonstrarem interesse, de actividades sobre as problemáticas de conservação do oceanos que serão tema de trabalhos a desenvolver pelos alunos.
O lançamento o e-book “Saldanha Salva os Oceanos” terá lugar no dia 20 de maio de 2016, no âmbito das comemorações do Dia Europeu do Mar e o livro electrónico será disponibilizado sob a forma de aplicação para sistemas Android e iOS com carácter interactivo, e num sítio web criado para o efeito, onde poderá ser descarregada uma versão estática em formato PDF.
O projecto terminará em Junho, quando se celebra o Dia Mundial dos Oceanos, com a realização de sessões de apresentação do e-book e dos trabalhos escolares desenvolvidos nas escolas visitadas pela equipa do projecto.
Mais informações estão disponíveis no sítio web do projecto ou podem ser solicitadas por e-mail para info@saldanhasalvaosoceanos.com.
Fonte: Naturlink

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...