quinta-feira, 14 de maio de 2015

MSC e estivadores acordam reforço do hub de Las Palmas

Os estivadores aceitam, entre outras condições, baixar os salários em 15%. A MSC compromete-se a transformar o porto de La Luz, na Gran Canária, Las Palmas, num hub para as ligações Norte-Sul.


Reunidos em plenário, os estivadores do porto de Las Palmas ratificaram ontem o acordo firmado há dias, em Genebra, entre os seus representantes e dirigentes da MSC, com o envolvimento da autoridade portuária.
No essencial, o acordo a flexibilização do trabalho portuário para aumentar a produtividade e reduzir os custos da operação dos porta-contentores. Ao nível das cláusulas de natureza pecuniária, prevê-se uma redução do nível dos salários na casa dos 15%.
Em contrapartida, a MSC compromete-se a investir no porto de La Luz para o tornar capaz de operar os maiores navios da sua frota (serão 50 mega-navios no final de 2916), criando aí uma plataforma de transbordo para os tráfegos Norte-Sul. Actualmente, o porto apenas pode receber navios de 4 000 / 5 000 TEU de capacidade.
As negociações entre a MSC e os trabalhadores portuários de La Luz, que agora chegaram a bom termo, iniciaram-se por alturas da Páscoa.
Entretanto, dirigentes sindicais estiveram na recente Transport Logistic, de Munique, onde se avistaram com dirigentes da Hapag-Lloyd, também com o objectivo de atrair para as Canárias a transferência de cargas perecíveis entre a América Latina e a Europa.
Fonte: T e N

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porto de Sines integra exercício de Cibersegurança em Singapura.

Sines foi um dos portos convidados pelo MPA – Maritimeand Port Authority of Singapore a participar num exercícioque congregou ainda os porto...