quinta-feira, 14 de maio de 2015

Maersk Line com lucro recorde de 700 milhões de dólares

Depois de ter fechado 2014 com ganhos recorde, a Maersk Line começou 2015 com o melhor primeiro trimestre de sempre, com lucros de 710 milhões de dólares. E espera chegar ao final do exercício acima dos 2,2 mil milhões de há um ano.


Para os resultados do trimestre foi determinante a continuada diminuição de custos, que superou a quebra nos volumes transportados, nos fretes e nas receitas globais.
Os volumes transportados recuaram 1,6% para 2,2 milhões de FEU (essencialmente por causa da fraqueza dos mercados europeu e africano, justifica). E as receitas globais caíram 3,2% para 6,25 mil milhões de dólares. O valor médio do frete baixou 5,1% para 2 493 dólares/FEU.
Em compensação, os custos totais recuaram 7,7% e os custos unitários melhoraram 6,2% para 2 449 dólares/FEU. Para isso contribuiu, e muito, o afundanço de 38% no custo médio da tonelada de bunker para os 358 dólares.
Contas feitas, o EBITDA cresceu 39% até aos 1,2 mil milhões de dólares. E os lucros quase duplicaram (mais 94%) para os 710 milhões de dólares. A margem de EBIT manteve-se 5% acima do conseguido pela concorrência, sustenta a Maersk Line.
Este ano, a companhia estima que o mercado mundial de transporte marítimo de contentores crescerá 3-5% e aposta em acompanhar essa tendência. Fora de questão está aumentar a velocidade dos navios, garante.
Para o final do exercício, a previsão – mais do que uma aposta – é superar os lucros de 2,2 mil milhões de dólares alcançados em 2014. Um recorde. Mas os recordes existem para ser batidos.
Fonte: Cargo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...