segunda-feira, 13 de abril de 2015

Praia Dona Ana ganha 40 metros de areal este verão


Foi considerada a praia mais bonita do mundo mas no verão não há quase lugar para estender a toalha, de tão reduzido que está o areal. A intenção é encher a praia com mais 140 mil metros cúbicos de areia. A Quercus acha que se trata de uma estratégia para "tapar o sol com a peneira".

Em 2009 ainda começou uma obra de alimentação artificial mas o plano teve que ser revisto e os trabalhos ficaram a meio. Agora, a intenção é encher a praia com mais 140 mil metros cúbicos de areia, uma obra que custará 1,8 milhões de euros.
Sebastião Teixeira responsável pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) no Algarve, diz que a praia ficará com mais 40 metros de areal e mais segura, já que ninguém será obrigado a ficar junto das falésias.
A primeira obra a avançar será um esporão uma estrutura de retenção de areias, que ficará parcialmente coberto pela falésia. O enchimento artificial será feito com areia retirada de 40 metros de profundidade e repulsada para a praia por tubagem.
O trânsito e a circulação no local ficarão condicionados e, possivelmente, só nos feriados de junho a praia D. Ana poderá receber os veraneantes.
No final do ano passado, foram alimentadas artificialmente seis praias do concelho de Lagoa e Albufeira e, segundo Sebastião Teixeira, essa areia ainda se mantém.
Contactada, a Quercus vê no enchimento das praias uma estratégia de "tapar o sol com a peneira". A associação ambientalista diz que, mesmo sem invernos rigorosos, a costa portuguesa, do ponto mais a norte até à zona de Lisboa, está quase irremediavelmente condenada ao desaparecimento dos areais.
A culpa é das barragens, que impedem que os rios tragam a areia até ao litoral. João Branco, dirigente da Quercus, diz que o enchimento artificial é uma cosmética cara e com um resultado temporal muito limitado.

Fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário

Irão liberta uma tripulante indiana do navio com bandeira portuguesa

O MNE - Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano anunciou hoje, a libertação de um dos tripulantes do MSC Aries, o navio que navega com ...