quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Porto de Aveiro sobe cargas em 9% em 2014 e bate recorde.



O porto de Aveiro registou um crescimento de 34% nas cargas movimentadas nos últimos dois anos. As exportações e a ligação ferroviária impulsionaram a subida.
O porto de Aveiro bateu no ano passado o recorde absoluto de movimentação de mercadorias ao atingir um total de 6,6 milhões de toneladas, consolidando com o porto da Figueira da Foz, o que representou um crescimento de cerca de 9,2% face aos cerca de seis milhões de toneladas movimentadas em 2013 pelos dois portos.

De acordo com as informações prestadas ao Diário Económico por José Luís Cacho, presidente da APA - Administração dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz, o crescimento foi mais acentuado no porto de Aveiro propriamente dito: 14% em 2014, a que se juntam 19% no ano anterior, um total de 34% de crescimento nos últimos dois anos.

"Foram as exportações que impulsionaram estes crescimentos. E a ligação em ferrovia da plataforma logística de Cacia ao porto [de Aveiro] também teve um papel importante. O modo ferroviário representa hoje já mais de 20% das cargas movimentadas", revela José Luís Cacho. Esta ligação ferroviária ficou concluída em 2009 e vai ser alvo de novos investimentos, tal como no resto do porto.

Ontem, numa cerimónia que teve lugar no porto de Aveiro, António Ramalho, recentemente designado presidente em simultâneo da Refer e da EP - Estradas de Portugal (empresas que se encontram em processo de fusão), visitou as obras de electrificação do ramal entre Cacia e o porto. A empreitada foi consignada à Opway por 1,7 milhões de euros, para um troço de cerca de 8,8 quilómetros, e deverá estar concluída no fim de Julho.

"Esta electrificação vai melhorar a nossa operação ferroviária porque passará a ser integralmente feita por máquinas electrificadas enquanto agora têm de se substituir as máquinas eléctricas por máquinas a ‘diesel'. Isto vai trazer redução de custos, melhoria de eficiência, redução de impactos ambientais e aumento da possibilidade de captação de cargas", defende o presidente da APA.

José Luís Cacho destaca ainda que em 2014 a APA, em conjunto com a Comunidade Portuária de Aveiro, colocou em marcha um novo modelo de operação portuária para ter mais concorrência. E os resultados estão à vista: "Já conseguimos em 2014 um novo operador portuário, espanhol, que vai trazer novas cargas e novos segmentos de mercadorias, e está previsto em 2015 arrancar um novo operador, que se encontra agora em fase de licenciamento". Ao contrário da maioria dos portos nacionais, o de Aveiro não funciona com concessões, mas sim entregando a operação dos terminais a privados através do regime de licenciamento.
Fonte: DE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porto de Sines integra exercício de Cibersegurança em Singapura.

Sines foi um dos portos convidados pelo MPA – Maritimeand Port Authority of Singapore a participar num exercícioque congregou ainda os porto...