quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Processo dos submarinos arquivado


O processo dos Submarinos foi arquivado, avança a revista "Visão".

O Ministério Público decidiu assim não levar a julgamento, nem deduzir acusação contra os arguidos, por falta de provas.
Este caso tem vindo a preocupar o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, desde a altura em que ocupava o cargo de ministro da Defesa. Curiosamente, só foi ouvido em Abril de 2014 e a Justiça nem pediu levantamento do sigilo bancário ao ministro.
Os únicos quatro arguidos, Hélder Bataglia, Luís e Miguel Horta e Costa, Pedro Ferreira Neto já sabem desta decisão, assim como Ana Gomes e uma jornalista assistente do processo. Paulo Portas não será notificado. Apesar de ter sido publicamente tratado como suspeito, nunca passou de uma testemunha para a Justiça.
Segundo a "Visão", "o despacho sugere que não terá havido intenção clara de beneficiar o consórcio alemão fabricante dos submarinos". O mesmo despacho conclui ainda que se tivesse havido corrupção, prevaricação ou outro acto criminal precedente relacionado com a assinatura do contrato de aquisição dos submersíveis, esse facto já estaria prescrito desde Junho de 2014.
A falta de colaboração de autoridades internacionais foi uma das dificuldades encontradas pelo Ministério Público. Esta situação contribuiu para que se tivesse perdido o rasto ao dinheiro das comissões pagas através de uma miríade de fundos e offshores.

Recorde-se que o negócio dos submarinos comprados aos alemães foi investigado durante oito anos e que a equipa do Ministério Público ficou com o caso há pouco mais de um ano.

Fonte: Ionline

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porto de Sines integra exercício de Cibersegurança em Singapura.

Sines foi um dos portos convidados pelo MPA – Maritimeand Port Authority of Singapore a participar num exercícioque congregou ainda os porto...