quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Mundial de Windsurf disputa-se em Lagos em 2015


Três dos quatro títulos mundiais de Formula Windsurfing a atribuir pela International Windsurfing Association (IWA) no próximo ano vão ser decididos no Algarve. A cidade de Lagos vai ser anfitriã do «Monsaraz World Festival Championship 2015 (Masters, Youth and Women)», patrocinado pela Carmim e organizado pelo Clube de Vela de Lagos e Associação Formula Windsurfing Portugal.
O Campeonato do Mundo de Formula Windsurfing 2015 para as categorias Masters (homens com mais de 35 anos), Juventude (Sub-20) e Mulheres vai decorrer entre os dias 27 de Abril e 2 de Maio e a base de operações vão ser as instalações do Clube de Vela de Lagos.
Vai ser a estreia do novo modelo de mundiais decidido pela IWA, que separou a competição feminina do mundial masculino absoluto (ainda sem local para 2015) e a juntou ao mundial de masters e juventude. Uma novidade que atrai maior atenção para o mundial em Lagos.
“Para os mundiais absolutos, são escolhidos locais de maior exigência técnica, o que prejudicava as senhoras. A mudança para o mundial de masters e juventude dá realce às senhoras”, explicou Vasco Chaveca, presidente da Associação Formula Windsurfing Portugal (AFWP).
Algarvio (de Alvor) e atleta de windsurf (federado pelo Clube Naval de Portimão), Vasco Chaveca é também membro do Comité da IWA e foi ele quem apresentou a proposta para a realização do mundial em Lagos.
“O Clube de Vela de Lagos é um dos mais experientes em organização de provas de windsurf e tem também a vantagem de ter alguns juízes na direcção. Havia interesse do clube em organizar o mundial e eu despoletei a situação junto do Comité IWA”, disse Vasco Chaveca.
“É uma mais-valia para o Algarve dar a conhecer locais que podem trazer mais provas e, inclusive, trazer atletas do Norte da Europa para treinar durante o Inverno”, comentou o presidente da AFWP.
O campo de regatas na Baía de Lagos é um “local premium para windsurf”, diz Vasco Chaveca. É uma zona de competição de vela muito segura, por estar dentro de uma baía e tipicamente sujeita a pouca ondulação, com vento quase constante do quadrante norte.
“Já foi um campo de regatas mais fácil. Desde há quatro a cinco anos começaram a ser construídos hotéis e prédios na costa da Meia Praia, o que tornou o vento mais incerto e o campo de regatas mais técnico”, acrescentou Vasco Chaveca.
A prova deverá juntar entre 40 a 50 atletas top mundial. Cada atleta pode fazer-se acompanhar por familiares, pelo que a organização estima uma comitiva total a rondar as 120 pessoas.
“Vão ficar alojados em hotéis no centro de Lagos e usufruir dos restaurantes, bares e comércio da cidade durante uma semana. Numa altura de época média, o mundial deverá ter algum impacto na economia local, além de projectar a imagem de Lagos no Mundo”, comentou o presidente da AFWP.
O algarvio Miguel Martinho, de Portimão é o actual vice-campeão do mundo de pesos leves (categoria que vai deixar de ter título mundial em 2015) e vice-campeão europeu masters. Bom conhecedor do campo de regatas de Lagos, Miguel Martinho é o ponta de lança para um bom resultado algarvio no mundial em Lagos.
Fonte: Sul Informação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...