quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Portos de Aveiro e Figueira da Foz com o melhor registo de sempre


O porto de Aveiro, segundo uma nota de imprensa, "suplantou o recorde verificado em 2010", registando quase quatro milhões de toneladas de mercadorias movimentadas
Os portos de Aveiro e da Figueira da Foz tiveram, em 2013, o melhor registo de sempre em mercadorias movimentadas, anunciou hoje a administração dos dois portos.
O porto de Aveiro, segundo uma nota de imprensa, "suplantou o recorde verificado em 2010", registando quase quatro milhões de toneladas de mercadorias movimentadas, o que significa um "crescimento de 19,7% em relação a 2012".
O movimento ferroviário "foi um dos grandes impulsionadores do porto, com um movimento de 613 mil toneladas", apresentando uma taxa de crescimento anual "na ordem dos 45%".
O porto da Figueira da Foz suplantou, pela primeira vez, os dois milhões de toneladas de mercadorias movimentadas, em 2013, crescendo 16,6% face a 2012 e 27% em relação a 2011.
Na ligação ferroviária ao porto, registou-se, segundo o comunicado, um movimento de 106 mil toneladas.
A exploração da ligação ferroviária no porto de Aveiro estreou-se em Março de 2009, sendo que a modernização dos troços ferroviários entre Aveiro e Vilar Formoso é um dos 30 projectos prioritários para o investimento em obras públicas presentes na lista entregue ao Governo, a 27 de Janeiro, pelo grupo de trabalho para as infraestruturas de elevado valor acrescentado.
Nesse mesmo relatório, estão também previstas intervenções no porto de Aveiro, com vista a melhoria das infraestruturas marítimas, criação de condições de acesso a navios de maior dimensão, expansão da plataforma logística de Cacia e ainda a melhoria das condições operacionais e reforço dos interfaces ferroviários.
O porto da Figueira da Foz também surge na mesma lista de 30 projectos prioritários definida pelo grupo de trabalho, prevendo-se um investimento no alargamento da barra, do canal de acesso ao porto e da bacia de manobras, de forma a poder receber navios de maior dimensão.


Fonte: Ionline

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...