domingo, 16 de fevereiro de 2014

O maior túnel por baixo do mar poderá nascer na China


Ainda são planos que vão ser discutidos na reunião de Abril do Conselho de Estado chinês mas, se o projecto avançar, a China irá construir o maior túnel do mundo que passa por baixo do mar. O projecto pretende ligar duas cidades na costa do mar de Bohai, no Leste da China, e custará cerca de 26,5 milhões, de acordo com uma notícia de sexta-feira no jornal China Daily.
Neste momento, para se viajar de Dalian, na província chinesa de Liaoning, até Yantai, na província de Shandong, é necessário apanhar um ferry de oito horas ou, em alternativa, fazer 1400 quilómetros de estrada à volta do mar de Bohai.
Com o túnel ferroviário de 123 quilómetros, a viagem passará a ser feita em apenas 40 minutos. Os carros entrarão nas carruagens de um comboio que andará a 220 quilómetros por hora.
“Uma vez aprovada, a obra poderá começar já em 2015 ou 2016”, explica Wang Mengshu, um especialista em túneis e em caminho de ferro da Academia Chinesa de Engenharia, citado pelo China Daily. O engenheiro está a trabalhar no projecto desde 2012. A iniciar-se, estima-se que o projecto ficará pronto lá para 2026.  
O comprimento deste túnel será maior do que a soma do comprimento dos dois maiores túneis do mundo que passam por baixo do mar: o túnel de Seikan, no Japão, de 52,85 quilómetros, e o túnel do canal da Mancha, que liga França a Inglaterra e tem 50,45 quilómetros.
Fonte: Público


Sem comentários:

Enviar um comentário

Japão aponta para porta-contentores de próxima geração para emissões zero.

As japonesas Imoto Lines ( Empresa de navegação)  e a Marindows ( Empresa de software marítimo), formaram um consórcio para, com o apoio do ...