sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Cientistas descobrem nova espécie de golfinhos


Uma nova espécie de golfinhos de água doce, que tem o seu habitat no rio Amazonas, foi identificada por cientistas, no que os próprios consideraram "uma descoberta sensacional". Os animais estão ameaçados de extinção, sendo a sua carne normalmente usada como isco pelos pescadores.

A descoberta é a primeira no género desde há mais de um século, conforme afirmou o biólogo Roberto Maldonado: "Desde há mais de 100 anos que não era descoberta nenhuma nova espécie de golfinhos de água doce". Maldonado explicou ainda que era conhecida a existência de mamíferos aquáticos na bacia do Amazonas, mas que se supunha serem todos de uma outra espécie, a Inia geoffrensis.

Agora, não há dúvida que se trata de uma espécie desconhecida até aqui, à qual foi posto o novo nome de Inia araguaiensis. Esta vive sobretudo junto do empreendimento hidro-elétrico do Estado brasileiro do Pará. Os cientistas admitem que já só existam cerca de 1.000 indivíduos.

O Instituto Nacional de Investigação do Amazonas tem observado sistematicamente desde há 17 anos um determinado segmento do rio e tem concluído daí que a população de golfinhos tem perdido em média 7 por cento em cada ano.

Em praticamente todo o mundo as populações fluviais de golfinhos têm vindo a decair - nos rios Amazonas, Ganges, Mekong e Iangtsé. No rio Biji, na China, os golfinhos encontram-se praticamente extintos. A única excepção parece ser a do rio Indo, onde vigora uma proibição de pescar golfinhos.
Fonte: RTP.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porto de Sines integra exercício de Cibersegurança em Singapura.

Sines foi um dos portos convidados pelo MPA – Maritimeand Port Authority of Singapore a participar num exercícioque congregou ainda os porto...