terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Canal do Peixe. A ilha aveirense que a banca não temperou


Familiar de proprietários de marinhas, Ana Rita Regala teve a ideia de tentar preservar e revitalizar o salgado aveirense, que em tempos alimentou muitas bocas na região. Em 2007 reuniu cem mil euros e um grupo de amigos para comprar um conjunto de salinas, que formam uma ilha.
Produção de sal, exploração da planta salicórnia, aquacultura e turismo são os projectos que o Canal do Peixe está a "extrair" da Ria de Aveiro. "Até agora investimos muito capital para que a coisa funcionasse. Agora sim, vamos receber mais frutos", disse a sócia fundadora, apontando uma "grande vantagem" de que se orgulha: não ter precisado de recorrer à banca para financiar o início da actividade.

Na produção de sal tradicional e certificado quer "criar um novo paradigma" para um produto que
"Temos uma vantagem de que nos orgulhamos: não tivemos de recorrer ao crédito bancário.
 
Ana Rita Regala
Sócia-gerente do Canal do Peixe
nunca foi muito rentável – "não é aquela colheita que se fazia e que dava 50 toneladas ao final do ano". Mas mais do que o próprio sal, o Canal do Peixe procura promover a flor de sal, que é um produto com mais valor comercial. A salicórnia nasce nos muros das marinhas da ria e pode ser utilizada na alimentação – como é apreciado na Holanda ou França – como substituto do sal. 


O investimento para a promoção deste "produto nacional, natural e tradicional" tem de ser feito pela própria empresa. Recordando as "muitas licenças" de que precisou para o projecto avançar, a empresária lamentou ainda que "todos os apoios financeiros, os que existem, também passem por processos muito burocráticos e elaborados, o que faz com que as coisas não sejam tão fáceis".

Fonte: Jornal de Negócios.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mercado volátil comprime Portos Europeus e dos EUA.

A turbulência na actividade económica, os eventos sucessivos de várias áreas e uma imprevisibilidade como há muito não era vista, está a ter...