quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Portimão quer atrair mais cruzeiros ao Algarve


A concretizar-se a ampliação da capacidade de acolhimento de mais navios de cruzeiros marítimos, Portimão poderá disputar com a Lisboa e Funchal a captação de turistas, que já começaram a chegar ao Algarve por esta via.
Habituado a ser uma das regiões portuguesas que mais turistas estrangeiros capta durante todo o ano, mas sobretudo no verão, o Algarve começa timidamente a ganhar espaço nas rotas dos cruzeiros marítimos, mas está longe de competir com o Lisboa e o Funchal, capazes de receber navios de grande porte. A confirmarem-se as expectativas do Porto de Portimão, 2013 deverá registar um total de 44 escalas efectuadas em Portimão, correspondendo ao acolhimento de 22.500 passageiros. Uma subida significativa para o porto que no ano anterior tinha registado 36 escalas de navios de cruzeiro, que trouxeram até ao Algarve 18.506 passageiros.

Foi precisamente de visita ao Algarve que António Pires de Lima, ministro da Economia, anunciou um investimento de 10 milhões de euros no porto de Portimão, "para dotar este porto de capacidades adicionais ao nível da captação de Turismo de cruzeiros, que é uma área que está a crescer muito em Portugal», explicou na altura o ministro. Pires de Lima explicava também, nessa visita, que as intervenções previstas permitirão ao porto de Portimão receber navios de cruzeiro de grande porte, actualmente impedidos de aceder à infraestrutura por falta de desassoreamento dos canais de navegação e de um rebocador, embarcação usada no apoio às manobras dos navios. 
 

José Pedro Soares, administrador da Administração do Porto de Sines - entidade que entretanto passou a administrar também o porto de Portimão - revela que "os investimentos prioritários passam pela dragagem dos actuais 8mtr ZH (zero hidrográfico) para os 10mtr ZH, pelo alargamento do canal de navegação para os 250mtr, pela ampliação da bacia de rotação dos navios dos actuais 300mtr para os 500mtr e pelo prolongamento do cais em 370mtr, perfazendo 700mtr de cais linear". Estas obras deverão constituir a chave da mudança do actual cenário, que deixa o Algarve obrigatoriamente de fora das principais rotas de cruzeiros marítimos. José Pedro Soares confirma, efectivamente, que "estes investimentos permitem acolher a quase totalidade dos navios de cruzeiro em circulação e que diariamente passam ao largo da costa algarvia, não efectuando escala por falta de condições técnicas".

Não tendo em Sines esta vertente de captação de passageiros, através de cruzeiros marítimos, a Administração do Porto de Sines prepara-se agora para explorar esta nova área de negócio em Portimão, tirando partido de todas as características que já fazem do Algarve uma das regiões mais populares de Portugal em mercados além-fronteiras. "Portugal tem na sua riqueza histórica, cultural, gastronómica e nos diversificados produtos turísticos um elemento catalisador de novos mercados, não sendo indiferente para o segmento dos cruzeiros, que pela sua mobilidade pode proporcionar novas experiências a cada dia, em cada porto, aumentando o grau de satisfação dos seus passageiros e maior retorno para as companhias. Uma realidade que se verifica em Portugal e no Algarve em particular", constata José Pedro Soares.

E a importância deste mercado ultrapassa largamente o provável impacto económico na região, acrescenta o administrador do porto. "Sendo um sector de actividade que tem registado ao longo dos últimos anos um crescimento mundial, com os portos portugueses a obterem consecutivos registos históricos, e um mercado cada vez mais dinâmico, é expectável que o crescimento individual e colectivo se mantenha, aumentando a sua contribuição para a estabilização da balança comercial", antecipa José Pedro Soares.

Fonte: OJE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porto de Sines integra exercício de Cibersegurança em Singapura.

Sines foi um dos portos convidados pelo MPA – Maritimeand Port Authority of Singapore a participar num exercícioque congregou ainda os porto...