sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Investigador destaca papel dos oceanos para a existência humana



Ampliar o conhecimento sobre os oceanos é fundamental para garantir a existência da população humana. A opinião é do pesquisador José Henrique Muelbert, professor do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e orador no Fórum Mundial de Ciência 2013 (FMC). "Sempre que pensamos no mar lembramos da praia e dos seus animais, mas os oceanos representam muito mais do que isso para a humanidade", diz o cientista, que participa de debates no Fórum Mundial de Ciência 2013, sobre as demandas impostas às ciências do mar após a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio 20), em junho de 2012.

Muelbert destaca que o documento O futuro que queremos, redigido a partir da Rio 20, dedica 20 parágrafos ao tema, abordando desde a importância dos oceanos na regulação do clima, passando pela preservação da biodiversidade até os efeitos para a segurança alimentar.

"Isso criou a necessidade de informações de qualidade, recolhidas nas escalas apropriadas e nos tempos correctos para poder gerir os oceanos e atender aos desafios", afirma.

Ele aponta a relevância dos oceanos como meio de transporte, fonte de alimento e, em especial, como ferramenta para vários processos de limpeza ambiental -- pela absorção de poluentes como o gás carbónico -- e para controlar as mudanças climáticas. "Os oceanos regulam o clima da Terra, funcionam como um grande radiador", explica. "Setenta por cento do planeta é composto de água, e é essa água que mantém a temperatura".

Segundo o pesquisador, os mares transferem calor dos trópicos, regiões mais quentes do mundo, para locais de água mais fria, estabelecendo uma espécie de controle térmico. "Então, os oceanos são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade que a gente conhece hoje", reforça Muelbert. "Se quisermos mantê-la, precisamos tratar dos oceanos com mais carinho, para que possamos sustentá-los ao longo do tempo".

O professor também ressalta a necessidade de ampliar conhecimento sobre os mares -- condição para explorar seus recursos disponíveis de maneira sustentável. Para isso, segundo ele, é necessário utilizar mecanismos eficientes de observação dos oceanos.

"Não se consegue gerir aquilo de que não se tem informação.  "Dos oceanos, actualmente, não temos isso. E uma maneira de estimular e desenvolver o uso sustentável dos oceanos é, justamente, conhecendo-o melhor".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porto de Sines integra exercício de Cibersegurança em Singapura.

Sines foi um dos portos convidados pelo MPA – Maritimeand Port Authority of Singapore a participar num exercícioque congregou ainda os porto...