terça-feira, 26 de novembro de 2013

Aquacultura é uma aposta relevante para o País.


Para o Governo é «tão importante a aquacultura que, num Orçamento do Estado restritivo, temos tudo o que é necessário para executar bem os fundos de apoio ao investimento na área do Promar», afirmou a Ministra da Agricultura e das Pescas, Assunção Cristas, acrescentando também que «negociámos com a Comissão Europeia podermos apoiar o aquaseguro com fundos europeus, e conseguimos estender o gasóleo colorido a embarcações de suporte à aquacultura, que era algo que estava excluído». Estas declarações foram feitas na abertura do seminário Aquacultura e Pescas - Oportunidades de Negócio Portugal-Brasil, em Aveiro.
Sublinhando que esta é «uma aposta relevante para o País», a Ministra lembrou que Portugal «consome, em média, três vezes mais peixe dos que o consumo médio europeu». «Há uma margem de progressão que pode ser colmatada com a aquacultura. Importamos muito peixe por causa do desfasamento entre o que se pesca e o que se consome e a aquacultura é uma boa oportunidade para o País satisfazer o mercado interno», explicou.
Assunção Cristas referiu ainda que Portugal «já importa produto da aquacultura de muitas partes do mundo, pelo que há uma margem grande para crescer na produção de peixe e de bivalves e de acrescentar valor através da indústria».
«Projectos não faltam, e sente-se um novo dinamismo no sector», sendo que «o programa Promar já apoiou em 44 milhões de euros variadíssimos projectos de aquacultura e, só no período de pouco mais de um mês, no Algarve, entraram 11 novos projectos apara aquacultura em mar aberto», afirmou a Ministra.
Questionada sobre o empreendimento da Pescanova em Mira, que tem estado inactivo, a Ministra referiu: «Temos trabalhado intensamente com o grupo galego para viabilizar este projecto, mas não através de financiamento junto do Estado português, porque este apoio já foi dado.
«É muito importante para o País que a unidade de Mira da Pescanova volte a produzir» mas «houve um problema neste investimento que implicou a paragem para fazerem os arranjos do ponto de vista técnico e das infraestruturas. A informação que temos é que a unidade se prepara para voltar a produzir».
Fonte: Governo de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Irão liberta uma tripulante indiana do navio com bandeira portuguesa

O MNE - Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano anunciou hoje, a libertação de um dos tripulantes do MSC Aries, o navio que navega com ...