terça-feira, 27 de agosto de 2013

Quebra-gelos abandona Mar de Kara sob ameaça de força


O quebra-gelos 'Arctic Sunrise' da organização ambientalista Greenpeace vai abandonar o Mar de Kara, no Ártico, depois de o capitão ter sido ameaçado pela guarda fronteiriça russa, anunciou a porta-voz da Greenpeace na Rússia.
"Ameaçando com a força, [os guardas fronteiriços] exigiram ao comandante do quebra-gelos que abandonasse o Mar de Kara. Não obstante, a Greenpeace não recua das suas posições e está na hora do protesto dos activistas contra a extracção de petróleo no Ártico", afirmou Khalimat Tekeeva.
Guardas fronteiriços russos detiveram o "Arctic Sunrise" na manhã de hoje, depois de o quebra-gelos ter entrado no domingo no Mar de Kara, no Ártico russo, sem autorização das autoridades da Rússia.
Agentes russos abordaram o navio depois de activistas da Greenpeace, com cartazes "Salvem o Ártico", tentarem, a bordo de botes de borracha, dirigir-se para o navio "Dmitri Nalivkin ", fretado pela companhia petrolífera russa Rosneft e ExxonMobil para fazer prospecção de petróleo na região.
A Administração da Rota do Mar do Norte (MNAR), a agência russa que controla a navegação nessa região, recusou vários pedidos de Greenpeace com o argumento de que o 'Arctic Sea' não foi devidamente certificado.
A Greenpeace pretende realizar acções de protesto contra a exploração de petróleo e gás pela Rosneft e ExxonMobil no Ártico, que os ambientalistas consideram uma ameaça para o ecossistema da região.

Fonte: Noticias ao Minuto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Economia portuguesa deve crescer 1,3% em 2024 e 1,8% em 2025

A Allianz Trade, acionista da COSEC – Companhia de Seguro de Créditos, prevê que a economia portuguesa cresça 1,3% em 2024 e baixou a estima...