quarta-feira, 31 de julho de 2013

McNamara recebeu Medalha Naval Vasco da Gama


O surfista havaiano Garrett MacNamara, que surfou a maior onda do Mundo na Nazaré, disse hoje ser uma honra receber a condecoração da Marinha Portuguesa e prometeu procurar ondas ainda maiores.
A Marinha Portuguesa condecorou hoje o surfista com a Medalha Naval de Vasco da Gama, "em consequência da sua extraordinária carreira de praticante de surf, marcada por desempenhos de excelência, e do exemplo de disciplina, perseverança, sacrifício e elevado profissionalismo, que contribuíram significativamente para a promoção e divulgação da Marinha e de Portugal".
Na cerimónia, que decorreu no salão nobre do Instituto Hidrográfico, em Lisboa, McNamara mostrou-se "honrado" com a condecoração e agradeceu o apoio da Marinha Portuguesa "sem a qual não teria conseguido" o feito da Nazaré.
"Isto levou-me a perceber que não importa de onde vens, o que tens, ou quais os recursos que tens. Tudo é possível e todos aqui em Portugal devem perceber isso", afirmou McNamara aos jornalistas.
O surfista prometeu continuar a visitar Portugal e a Nazaré, onde "de certeza que há ondas muito maiores".
A medalha de honra foi entregue ao surfista pelo chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes, que enfatizou o papel de McNamara na promoção da Marinha e de Portugal.
"Teve um grande impacto para o Instituto Hidrográfico e para a Marinha. Os feitos do McNamara levaram-nos também a criar um site' de previsões de surf e hoje estamos a apoiar todos os desportistas que nos visitam", disse.
A Medalha Naval de Vasco da Gama, atribuída pela Marinha portuguesa, destina-se a galardoar "actos meritórios ou serviços relevantes prestados no mar ou em actividades com elas relacionadas", explica a mesma nota.
Garrett MacNamara está ligado à Nazaré no âmbito da Zon North Canyon Show, um projecto de três anos, iniciado em 2010, protagonizado pelo surfista e desenvolvido pela Nazaré Qualifica com o objectivo de promover a Nazaré internacionalmente como destino turístico de referência para a prática dos desportos de ondas grandes e de filmar três documentários que registam a actividade desportiva de McNamara e o quotidiano da vila.
O surfista fez história, a 01 de Novembro de 2011, ao surfar a maior onda de sempre, na Praia Norte, na Nazaré.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porto de Sines integra exercício de Cibersegurança em Singapura.

Sines foi um dos portos convidados pelo MPA – Maritimeand Port Authority of Singapore a participar num exercícioque congregou ainda os porto...