domingo, 28 de julho de 2013

Degelo do Oceano Ártico poderá custar 60 biliões de dólares



Investigadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e da Universidade de Erasmus de Roterdão, na Holanda, estimam que o degelo do Oceano Ártico poderá causar um prejuízo global na ordem dos 60 biliões de dólares.
Num estudo publicado esta semana na revista científica Nature, os especialistas alegam que a emissão de gás metano pelo degelo no solo congelado do Oceano Ártico vai intensificar as alterações climáticas e terá um custo de 60 biliões de dólares nos próximos 87 anos.

«Trata-se de uma bomba relógio económica que não tem vindo a ser actualmente reconhecida no plano mundial», garante Gail Whiteman, da Universidade de Erasmus.

Segundo o estudo, 80% do impacto seria suportado pelos países em desenvolvimento, que são os que mais sofrem com inundações e secas.

Os cientistas chegaram a estas conclusões com base num método semelhante ao relatório Stern, modelo feito sobre o impacto financeiro do aquecimento global que foi financiado pelo Governo britânico.

Fonte: (c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mercado volátil comprime Portos Europeus e dos EUA.

A turbulência na actividade económica, os eventos sucessivos de várias áreas e uma imprevisibilidade como há muito não era vista, está a ter...