quarta-feira, 26 de junho de 2013

Limitação à captura e condições climatéricas ajudam a definir o preço em lota


Muito se tem falado do substancial aumento do preço da sardinha durante a quadra dos santos populares. O consumidor diz que está mais cara e que as vendas são controladas
Conheça algumas das razões para a subida de preço daquela que é uma das espécies mais consumidas pelos portugueses: 
Científicas:
Para fazer uma boa gestão dos recursos naturais em alguns anos é necessário diminuir a captura da sardinha. É o que está a acontecer este ano, a captura está a ser reduzida para que a natureza cumpra a sua parte.Esta situação já se verificava no ano passado.
Menos peixe:
Em 2011 as embarcações de cerco, que se dedicam predominantemente à pesca da sardinha capturaram 55 mil toneladas de sardinha. No ano passado, com as regras impostas para a redução esse valor passou para as 36 mil toneladas. As restrições mantém-se este ano.
Oferta:
Com uma oferta mais reduzia em relação à procura, especialmente nesta altura do ano, santos populares, o quilo da sardinha em lota ultrapassa os valores atingidos em anos anteriores, mas próximos do ano passado.
Captura:
Apesar das limitações impostas para a captura da sardinha existem ainda as condicionantes naturais. A pesca de cerco é muito sensível às condições climatéricas, à velocidade das correntes e ao estado do mar, que este ano não têm ajudado na pesca da sardinha.
Fonte: Acope


Sem comentários:

Enviar um comentário

Chefe do Estado-maior da Armada recebe condecoração do Exército da Colômbia.

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, foi condecorado, pelo Embaixador da Colômbia em Portugal, Jo...