sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ocupação da marina do Parque das Nações ronda 80% da capacidade


Quatro anos depois de ter sido reaberta, a Marina do Parque das Nações, em Lisboa, está agora em pleno funcionamento e com uma ocupação de 80% da sua capacidade, disse à Lusa fonte da Parque Expo.
Construída por ocasião da Expo'98, a marina teve de fechar em 2002, depois de minúsculas partículas argilosas em suspensão, transportadas pelas correntes, a terem transformado num lamaçal do tamanho de 15 campos de futebol.
A sociedade Parque Expo, criada para gerir a zona do Parque das Nações e cuja extinção foi já anunciada, decidiu reabilitá-la e, numa primeira fase, foi recuperada toda a parte sul da marina, reaberta a 15 de Agosto de 2009.
"Foi um grande investimento que se fez. Tivemos de voltar a reconstruir outra vez a marina. Melhor fosse a actividade económica do país e arrancávamos para a segunda fase, que é a recuperação da parte norte", disse fonte da Parque Expo.
Segundo a mesma fonte, a parte sul está toda reabilitada, o edifício Nau (que estava inactivo) está a ser comercializado e há várias actividades na marina, como passeios de barco.
"O lago sul está a 80% da sua capacidade", indicou.
Contactada pela Lusa, o presidente da Associação Náutica da Marina do Parque das Nações disse que aquele é um "local de excelência por várias razões: está em Lisboa, fica perto dos meios de transporte, tem boas infraestruturas à volta" e a taxa de ocupação está a exceder as expectativas.
Contudo, lamentou que esteja por resolver o problema do desassoreamento.
"Para o projecto continuar a ser um sucesso, há que não ter limitações em termos de acesso pelo rio. O desassoreamento tem de passar a existir de forma permanente", defendeu.
Afirmando que todas as marinas em estuários têm problemas de assoreamento, Paulo Andrade considerou que neste caso em particular é preciso uma dragagem permanente.
No entanto, o presidente frisou que "a culpa" desta situação "não é da marina, é da forma como se pensa o estuário", e defendeu que o rio "devia ser pensado de forma integrada" por todas as autoridades que nele intervêm.
Para mostrar que a marina está em ascensão, Paulo Andrade disse que em Setembro de 2009 existiam 62 embarcações com contratos de longa duração na marina e em Setembro de 2012 esse número subiu para 145.
"Tivemos cinco visitantes (embarcações que ficam por pouco tempo) nacionais em Setembro de 2009 e 109 no mesmo mês de 2012", acrescentou.
Em declarações à Lusa, o presidente da Associação de Moradores e Comerciantes do Parque das Nações, José Moreno, disse que a marina pode "ter sido um 'flop' durante algum tempo", mas assegurou que a "situação foi ultrapassada".
"É indiscutível hoje que tem funcionado como âncora de desenvolvimento e consolidação daquela zona. Está a crescer em termos de ocupação dos postos de amarração", afirmou.
A marina foi a principal razão do investimento imobiliário e comercial na zona sul da Expo'98, área que, antes da exposição mundial, foi um terminal de combustíveis.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...