quinta-feira, 30 de maio de 2013

Crescer para lá da sazonalidade do sol e mar


"O Algarve tem problemas de sazonalidade, depende muito de sol e mar". O diagnóstico saiu da voz do secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, no debate DN Mar, sobre turismo, realizado esta quarta-feira, em Lagos.
Além do governante, participaram no debate Desidério Silva, presidente do Turismo do Algarve, Júlio Barroso, presidente da Câmara Municipal de Lagos, Vítor Neto, presidente da Associação de Empresários da Região do Algarve, e Dália Paulo, directora regional de cultura da região. E todos concordaram no diagnóstico e na solução: uma nova política de promoção, apostando além do verão e do turismo de sol e mar, e mais interligações entre parceiros.
"Importa criar sinergias entre os vários agentes que podem lançar um produto de oferta global", frisou Mesquita Nunes, coadjuvado por Desidério Silva, que assegurou que "o Algarve tem uma capacidade fantástica de se renovar" e conseguirá diversificar a oferta turística graças aos "produtos fantásticos da região". Por exemplo, a cultura, que poderá "fazer a diferença nos meses de Novembro a Fevereiro  (época em que a procura é mais baixa), explicou Dália Paulo.
De resto, o Pais - e, em particular, o Algarve - "tem condições para dar a volta à situação" atual (em que os turistas se vão virando para outros destinos, como a Croácia ou a Turquia), garantiu Vítor Neto. E o optimismo continua a reinar: "Não temos marcas como a Nokia, a Peugeot ou a Mercedes, mas temos sol, praia, cultura, e muito mais para oferecer", completou o anfitrião Júlio Barroso.
As conclusões mais aprofundadas do debate promovido pelo DN - e moderado pelo grande repórter João Céu e Silva - serão publicadas na edição do jornal do próximo sábado, dia 1 de Junho.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mercado volátil comprime Portos Europeus e dos EUA.

A turbulência na actividade económica, os eventos sucessivos de várias áreas e uma imprevisibilidade como há muito não era vista, está a ter...